Dr. Samir Salim
| Leitura: min
Você sabia que 60% dos paramédicos dos Estados Unidos e do Canadá erram no cálculo de doses? No Brasil não temos estudos semelhantes, mas não é incomum vermos profissionais da saúde inseguros no cálculo de doses apesar da necessidade de realização desses cálculos diariamente. O erro nesses cálculos pode ter importantes efeitos colaterais medicamentosos para o paciente, inclusive o pior deles, a morte. A pergunta que você provavelmente está se fazendo é: se o cálculo de dose é tão comum e as consequências do seu erro são tão graves, por que ainda temos tantos erros?
Primeiramente, há uma dificuldade de encontrar materiais com informações que ensinem a calcular dose de medicação e, quando encontradas, essas informações não ensinam de forma didática, com uma metodologia clara, objetiva e voltada para uso na prática. Além disso, os autores desses materiais geralmente não estão atuando nos plantões ou na prática clínica na linha de frente e utilizam exemplos ultrapassados. Na faculdade, muitos de nós, profissionais da saúde, não tiveram uma metodologia didática e prática que ensinasse a realizar esses cálculos.
Segundo, os cálculos de dose geralmente são realizados em condições estressantes como em ambientes de pronto atendimento e hospitais em que o conhecimento tem que estar “na ponta da língua” e muitas vezes na ausência de materiais de consulta rápida.
Pensando nisso, desenvolvi o ebook “Como calcular dosagem de medicamento pelo peso” que ensina de forma didática, clara e objetiva como calcular dosagem de medicamento. Utilizei para a construção deste ebook minha experiência de anos como médico em atendimento de pacientes na urgência e emergência e no desenvolvimento do aplicativo Drug Infusion.
Este aplicativo realiza cálculo de dose para medicações de infusão contínua e está presente em mais de 72 países com milhares de usuários. Toda essa experiência foi reunida neste ebook para ensinar a você os segredos do cálculo de dose do básico ao avançado da forma como eu gostaria de ter aprendido na faculdade.
O ebook "Como Calcular Dosagem de Medicamento por Peso" foi especialmente desenvolvido para nós que somos profissionais da saúde e estamos constantemente ocupados. Confira abaixo com exclusividade o que você irá aprender neste ebook:
O conteúdo do ebook foi desenvolvido utilizando as dúvidas mais comuns e exemplos práticos de quem está na linha de frente dos plantões! Baixe agora!
A seguir iremos dar uma breve pincelada sobre o cálculo de doses de medicações que será abordada de forma mais completa no ebook.
Cada medicação possui uma concentração diferente que pode ser encontrada no seu frasco. A dipirona mais utilizada, por exemplo, possui uma concentração de 500 mg/mL, o que é o mesmo de ter 500 mg em cada 1 mL da medicação. Algumas medicações são diluídas para uso e, neste caso, devemos utilizar a concentração da solução após a diluição. Não aprofundaremos no tópico de diluição, pois teremos um post somente sobre como diluir medicações e como calcular a concentração após a diluição. Para exemplo deste passo-a-passo, utilizaremos a concentração de uma solução hipotética de 1 mg/mL com volume de 200 mL.
No caso da medicação hipotética, a dose para sedação é entre 30 e 200 mcg/Kg/h. Esses valores devem ser consultados na bula, livros ou outras fontes confiáveis. Devemos neste caso multiplicar essa dose pelo peso em quilos do paciente. Assumindo um paciente de 70 Kg, supondo que daremos a dose de 30 mcg/Kg/h, precisaremos de 30 mcg x 70 Kg = 2100 mcg/hora para iniciar a sedação deste paciente.
Para realizar o cálculo de dose em mL/hora (forma utilizada na bomba de infusão) é preciso primeiro transformar microgramas (mcg) em miligramas (mg). Assim, 2100 mcg é o equivalente a 2,1 mg (dividimos por 1000). Para fornecer 2,1 mg/hora ao paciente, utilizando a solução de hipotética a 1 mg/mL, faremos a seguinte regra de três:
2,1 mg ----- X (mL)
1,0 mg ----- 1 mL
X = (2,1 mg X 1 mL)/ 1mg = 2,1 mL
Desta forma, precisamos de 2,1 mL/hora da solução hipotética na concentração de 1 mg/mL para fornecermos 2100 mcg/hora o equivalente a 30 mcg/Kg/hora para um paciente de 70 Kg.
No caso em questão, algumas vezes pode ser necessário calcular o tempo de duração de uma medicação a uma certa velocidade de infusão. Iremos ensinar como calcular esse tempo na sessão bônus abaixo.
Utilizando a solução hipotética a 1 mg/mL e 200mL de volume com uma infusão de 2,1 mL/hora, podemos calcular o tempo de duração da solução. As medicações podem perder suas propriedades farmacológicas se diluidas em meios incompatíveis ou se demorarem muito a serem utilizadas após a diluição. O cálculo do tempo pode ser realizado a partir da seguinte regra de três:
200 mL ----- X (horas)
2,1 mL ----- 1 hora
X = (200 mL X 1 hora)/ 2,1 mL = 95,2 horas
A solução hipotética de 200mL de volume com uma infusão de 2,1 mL/hora duraria 95 horas.
Se você gostou deste conteúdo e quer dominar o cálculo de doses para nunca mais passar aperto no plantão, baixe agora nosso ebook!
Samir é médico neurologista, mestre em Neurociências e desenvolvedor do aplicativo Drug Infusion de cálculo automático de dose de medicamento pelo peso do paciente. Já trabalhou no atendimento de pacientes graves em unidades de pronto atendimento e em hospitais, inclusive no CTI.